top of page
Editor

Abandono: Médico de Família usa espaço em igreja, após risco de desabamento em estrutura da unidade

Até o momento, unidade de Médico de Família do bairro Engenho do Mato, ainda não tem previsão de novo espaço físico

Após risco iminente de desabamento, profissionais da unidade de saúde de Médico de Família do bairro Engenho do Mato, em Niterói, passaram a realizar desde o mês de dezembro de 2022, atendimentos em um espaço cedido pela Segunda Igreja Batista de Itaipu.

A denúncia sobre a situação de abandono da estrutura da unidade foi feita pelo vereador Douglas Gomes (PL), que chegou a notificar a Secretaria Municipal de Saúde e o secretário Rodrigo Oliveira em janeiro de 2022.

Após quase um ano da notificação, nada foi feito.

A cessão do espaço pela Segunda Igreja Batista de Itaipu é temporária e teria sido organizada após iniciativa de uma das servidoras da unidade de saúde. Um contrato entre a Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) e representantes da igreja foi assinado, para que o espaço fosse utilizado durante o recesso da escola dominical, que funciona no local.

No espaço, técnicos, enfermeiros e médicos passaram a ofertar os serviços básicos às famílias atendidas pelo Médico de Família da região com maior segurança.

Apesar da cessão do local, o contrato de funcionamento na Segunda Igreja Batista de Itaipu está previsto somente até o início do mês de fevereiro e até o momento, a Prefeitura de Niterói ainda não informou aos profissionais e pacientes sobre o novo local de atendimento.

O local fixo do programa está localizado próximo à praça do bairro Engenho do Mato, e além do risco de desabamento do segundo andar, registrava problemas na estrutura elétrica que chegava a gerar choque em funcionários e pacientes que frequentavam o espaço.

Os profissionais classificam a unidade como insalubre e aguardam uma reforma ou um novo espaço para realizarem os atendimentos.

No ofício enviado pelo vereador Douglas Gomes à Secretaria de Saúde, foram registrados os seguintes pontos a serem solucionados: Diversos ares-condicionados sem funcionar e sendo constatado que somente 2 (dois) estavam funcionando em toda a unidade; bebedouros sem operar; infiltrações na estrutura; sala do Dentista está interditada por conta da infiltração na estrutura do local; quadro de energia atingido por infiltração e infiltrações no piso do 2º andar, podendo causar um desabamento do teto.

Nesta segunda-feira (09), o parlamentar realizou uma nova visita de fiscalização e pelas redes sociais afirmou que pediria explicações, mais uma vez, sobre o descaso da administração municipal.

“O Médico de Família está em uma situação deplorável, está insalubre, não tem como os profissionais trabalharem lá”, afirmou Douglas Gomes.

“A unidade tem que passar por uma reforma urgente, na verdade, já deveria ter passado, meu gabinete fez fiscalizações lá em 2021, e 2022, denunciamos paredes que davam choque, falta de ar condicionado e o risco de desabamento. Nosso mandato vem cobrando melhorias há bastante tempo e infelizmente a prefeitura deixou chegar a esse ponto. Vamos pedir um prazo para que esse problema seja solucionado”, afirmou o vereador.

Em uma nota divulgada no dia 28 de dezembro de 2022, a Prefeitura de Niterói afirmou que em 2023 estavam previstas reformas na unidade Médico de Família do Engenho do Mato, porém não detalhou como o processo será feito ou se já existem datas sobre início e entrega do espaço.

O ofício do vereador Douglas Gomes entregue em 2022 não foi respondido pela Prefeitura até a data da publicação desta matéria.

Comments


bottom of page