top of page
Editor

Avenida Amaral Peixoto causa grandes prejuízos a moradores e comerciantes em Niterói

Acidentes com pedestres e cadeirantes são recorrentes na via

A histórica avenida Ernani do Amaral Peixoto, uma das principais vias urbanas do centro da cidade de Niterói, tem sido lugar de recorrentes acidentes com pedestres, cadeirantes e motivo de prejuízos para a população e os comerciantes da cidade.

Na tarde desta terça-feira (30) vereadores de Niterói discutiram sobre o assunto durante sessão plenária da Câmara Municipal da cidade.

“Falando sobre abandono, eu soube agora aqui da funcionária da Casa, ontem ela estava caminhando na Amaral Peixoto, pisou em um buraco e quebrou o pé. Eu já vinha falando sobre esse problema que nós temos nas ruas da cidade”, disse o vereador Douglas Gomes (PL) ao questionar se a responsabilidade sobre as calçadas são dos estabelecimentos ou da Prefeitura.

O parlamentar de oposição também falou sobre o grande número de pessoas em situação de rua morando nas calçadas, fato que atrapalha o trânsito de pedestres na via, além dos buracos e outros problemas estruturais.

“Se você não cuida do centro da cidade, vai cuidar da zona norte, que é longe da Prefeitura?”, questionou Douglas Gomes.

Ao comentar o assunto, o vereador Fabiano Gonçalves (Cidadania) lembrou que a Avenida Amaral Peixoto é tombada e as calçadas possuem algumas regras para modificação e que isso provoca dificuldades para que os comerciantes realizem a manutenção.

“Muitos lojistas não podem mexer nessas calçadas por conta desse tombamento”, declarou o vereador ao destacar que é preciso que o legislativo discuta a situação para propor melhorias para a população e o comércio. Fabiano Gonçalves também pontuou a necessidade de mudanças em relação a iluminação da via.

Após a declaração do colega, o vereador Douglas Gomes disse que recebeu a denúncia de que cadeirantes tiveram prejuízos nas cadeiras de rodas devido a situação das calçadas da avenida.

“Fez contato com o meu gabinete um senhor que pela terceira vez quebrou a sua cadeira de rodas”, disse. “Além do péssimo estado de conservação das calçadas, eu cito também a quantidade enorme de moradores de rua, pessoas em situação de rua, nas calçadas, chegando a ter cama box no local”.

“Eu nunca pensei que eu diria isso, mas que saudade da Simone Tebet. Sabe por que? Porque no dia que a Simone Tebet veio, limparam tudo”, destacou o vereador.

Em sua fala, o vereador Casota apoiou as declarações e pediu apoio a uma proposta do “plano emergencial de calçadas” que já apresentou à Câmara Municipal.


Comments


bottom of page