top of page
Editor

Axel Grael quer expulsar serviço de UberMoto de Niterói

Prefeitura alega que quer incentivar uso de transporte público

A Prefeitura de Niterói determinou no último dia 05 de janeiro, que a plataforma Uber suspenda o serviço de transporte de passageiros em motocicletas na cidade. De acordo com a administração do prefeito Axel Grael (PDT), a notificação tem como justificativa o fato de que o município “desenvolve políticas públicas” para estimular o uso do transporte público coletivo.

Apesar do argumento, os usuários do transporte público em Niterói tem recorrentes reclamações sobre o serviço, especialmente a falta de linhas em diversas regiões da cidade e o número reduzido de linhas.

O serviço de UberMoto em Niterói foi inaugurado no dia 7 de março de 2022, com o objetivo de oferecer corridas mais baratas do que as convencionais, de carro.

No aplicativo de viagens, todas as corridas de moto ou carro, exigem, entre outras medidas, a checagem de antecedentes dos motoristas. Além disso, os usuários têm a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e sua localização no mapa, em tempo real.

Em todo o Brasil, a Uber já tem cerca de um milhão de parceiros.

A decisão da suspensão do serviço em Niterói foi divulgada depois da polêmica em torno da declaração do prefeito Eduardo Paes sobre a chegada do Uber Moto na cidade do Rio de Janeiro.

Em resposta, o vereador Douglas Gomes (PL) protocolou um pedido de audiência pública para tratar a questão, além disso, o parlamentar afirmou que irá promover uma reunião na Comissão de Defesa do Consumidor e Direito do Contribuinte. Para ele, a medida pode prejudica a oferta de empregos em empresas de aplicativos no município.

תגובות


bottom of page