top of page
Editor

CADÊ O DISQUE-DENÚNCIA CONTRA O CAPACITISMO?

CAPACITISMO: o que é? Capacitismo é o termo que define a discriminação de pessoas com deficiência (PCDs).

A Lei nº 12.764/2012, definiu o autismo como deficiência. Pessoas autistas têm direito a vagas preferenciais em estacionamentos de todo o país. Só é preciso fazer uma credencial para conseguir o direito.

Repercutiu recentemente o vídeo da influenciadora digital Larissa Rocha, com as seguintes afirmações:

“Gente, olha isso aqui. Agora tem vaga exclusiva para autista. Cara, o mundo está muito difícil. Quero saber quando vai ter vaga para gordo estressado”, diz Larissa rindo das vagas.

“Vou sim. Não tenho nenhum problema com autista. A vaga é tão colorida que achei que era para viado. Vaga para mim nunca tem”, disse a maquiadora.

O Autismo não é uma deficiência visível, a maioria da sociedade por desconhecer, interpreta as características como possível birra, má-criação e falta de pulso dos pais. Como não se vê, relativiza-se a gravidade que as famílias enfrentam.

O capacitismo contra autistas é crime, a recente Lei Estadual do Rio de Janeiro 9.600/22 definiu a aplicação multa de até R$ 4 mil para pessoas físicas e R$ 8 mil quando for cometido por empresas.

Estamos acostumados a ver várias historias de pessoas sendo discriminadas no Brasil, seja por religião, cor, sexualidade, entre outras, meu filho Benjamin tem apenas 3 (três) anos de idade, preciso de forças para seguir a luta, pois embora seja Autista, ele não tem deficiência intelectual, muito pelo contrário, é muito inteligente, por essa razão que pessoas com deficiência como ele sofrer esse tipo de capacitismo, pode gerar danos emocionais imensuráveis.

Em 2019 foi apresentado através do relatório da CCJC modificou o texto original da PL 1688/2019, subemenda que o Poder Público disponibilize número telefônico para atendimento para que as pessoas possam denunciar ações de discriminação ou preconceito praticadas contra autistas.

Pasme! PARADO desde 10/03/2021.

Por isso defendo o Disque-Denúncia já! #cadedisque-denúnciacontracapacitismo?

Comments


bottom of page