top of page
Juliana Torres

Calor intenso e apagão voltam a afetar milhares em Niterói, São Gonçalo e Maricá

Segundo os meteorologistas, ondas de calor ainda maiores são esperadas para os próximos dias e crise elétrica passa a preocupar ainda mais.



Na noite da última quinta-feira (9), uma perda parcial na Subestação de Alcântara resultou em cortes de energia em diversos bairros de Niterói, São Gonçalo e Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Surpreendentemente, o incidente ocorreu mesmo sem a presença de chuvas ou ventos fortes, causando transtornos para milhares de residentes que já lidavam com uma onda de calor, alertada previamente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui


A falta de energia afetou áreas extensas em Niterói, incluindo o Centro, Bairro de Fátima, Ilha da Conceição, Icaraí e Fonseca. Em Maricá, localidades como Itaipuaçu, Inoã, São José, Spar, Santa Paula, Jardim Atlântico Central e Parque Nanci também enfrentaram interrupções no fornecimento elétrico. São Gonçalo não ficou imune, com bairros como Porto da Madama, Marambaia, Raul Veiga, Vista Alegre, Porto Novo, Trindade, Sacramento e Mutondo experimentando os mesmos problemas.


A Enel Distribuição Rio, responsável pelo fornecimento de energia nessas áreas, relatou que a perda parcial da Subestação de Alcântara ocorreu por volta das 22h59. A empresa tomou medidas emergenciais, realizando manobras nas redes para a recomposição gradual das cargas, e a normalização total do fornecimento foi alcançada às 23h31.


Além dos desafios causados pelo apagão, os moradores agora enfrentam uma onda de calor prevista para intensificar-se entre domingo (12) e terça-feira (14). O meteorologista Marcio Cataldi, professor do Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF), explicou que a previsão indica temperaturas superiores a 42º graus em algumas regiões, como resultado da atuação intensa de uma massa de ar quente proveniente do interior do continente.


Cataldi alerta que no domingo, a capital carioca poderá registrar temperaturas entre 40º e 42º graus, mantendo-se elevadas na segunda e terça-feira, embora não atinjam a mesma intensidade do final de semana. Essa combinação de eventos adversos eleva as preocupações com o bem-estar e a infraestrutura da região, exigindo uma resposta eficaz das autoridades e empresas responsáveis.

Comments


bottom of page