Governador do Rio defende conciliação e redução da dívida do estado com a União.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), decidiu ter seu terceiro encontro com o presidente Lula (PT) na tarde desta terça-feira (2).
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Ele participará da cerimônia de anúncio de início das obras de dragagem no Porto de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Castro já havia estado com Lula em pelo menos outros dois momentos neste ano. No dia 20 de março, esteve em Brasília para discutir com o presidente a situação fiscal e financeira do estado. Também recebeu Lula em um evento no dia 6 de fevereiro em Magé, na Baixada Fluminense.
No último dia 26 de março, Castro ainda se encontrou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, numa reunião com outros governadores do sul e sudeste, para debater as dívidas dos estados.
Correligionário de Bolsonaro, Castro tenta manter relação institucional com o presidente, à medida que se aproxima do governo federal.
Ele tem interesse na mudança de postura da equipe de Lula, para que a dívida do estado com a União seja recalculada e paga sob conciliação, em meio ao Regime de Recuperação Fiscal do Rio.
A expectativa do governador é que o Supremo Tribunal Federal (STF) possa ser o mediador do pagamento dos valores, que já ultrapassam R$ 188 bilhões.
A meta do governador do Rio é renegociar a dívida, pegando carona com movimentos feitos por estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo, os três primeiros comandados por oponentes políticos do atual presidente.
Lula passará o dia no estado, onde deve ainda ter conversas sobre as campanhas à prefeitura da capital fluminense e da cidade de Niterói, comandada por Axel Grael (PDT), aliado de Lula.
Comments