top of page
Heloisa Erthal

Com maioria governista, CPMI do 8 de Janeiro aprova relatório

Documento será enviado ao Ministério Público; pede o indiciamento de Bolsonaro, Mauro Cid e de 5 ex-ministros do governo anterior



Em vitória esperada por governistas, a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro aprovou nesta 4ª feira (18.out.2023) o relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) por 20 votos a 11, além de uma abstenção. Em seu parecer, a relatora pediu o indiciamento de 61 pessoas, dentre elas o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), militares e ex-ministros. Agora, será enviado ao Ministério Público. A aprovação era esperada, já que a maioria dos integrantes da CPI é formada por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por acordo, o quórum no painel da reunião de 3ª (17.out) foi mantido e os congressistas puderam votar remotamente pelo aplicativo.


Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui


Com o texto aprovado, o relatório paralelo elaborado por integrantes da oposição não foi colocado em votação. O voto em separado pedia o indiciamento de Lula e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Eliziane disse na 3ª (17.out) que entregará pessoalmente na próxima semana seu relatório à PGR (Procuradoria Geral da República), ao STF (Supremo Tribunal Federal), e também à PF (Polícia Federal). Em seu texto, também sugeriu o indiciamento de integrantes da ativa e da reserva das Forças Armadas, policiais militares, financiadores, ex-integrantes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e da deputada Carla Zambelli (PL-SP).


O relatório foi alvo de diversos ataques da oposição, que afirmou que o texto é “parcial”, “mentiroso” e não tem provas concretas contra Bolsonaro.



Comments


bottom of page