top of page
Editor

Forte onda de calor e torneiras secas desafiam a rotina da população fluminense

Cedae adia manutenção da rede de abastecimento, mas população já sofre com falta de água em meio à onda de calor


A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) anunciou o adiamento da manutenção anual preventiva no Sistema Guandu, previamente agendada para esta quinta-feira, dia 16, em meio a uma onda de calor implacável, com temperaturas ultrapassando os 42 graus na região. A medida, tomada devido às altas temperaturas, que amplificam os desafios enfrentados pela população, levanta questionamentos sobre a eficácia das estratégias adotadas pelas empresas responsáveis pelo abastecimento.


Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui


A produção de água tratada será interrompida das 4h de quinta-feira (23/11) às 4h de sexta-feira (24/11). Nesse período, a Águas do Rio, responsável pelo abastecimento em partes da Capital e Baixada, realizará cerca de 70 melhorias nos sistemas de distribuição de água. Contudo, o anúncio traz preocupação aos moradores, especialmente da Zona Norte do Rio de Janeiro e São Gonçalo, que já enfrentam dificuldades devido à escassez hídrica agravada pelas condições climáticas extremas.


O diretor de operações da concessionária, Joselio Alves Raymundo, justificou a necessidade da interrupção, explicando que alguns serviços são complexos e dependem que as tubulações de grande porte estejam secas. No entanto, a antecipação da suspensão do fornecimento de água para algumas localidades, como Nova Iguaçu, levanta questionamentos sobre o planejamento e a comunicação eficiente com a população.


Na Baixada, o abastecimento será suspenso a partir das 22h de quarta-feira (22/11), seis horas antes do horário marcado pela Cedae. Cidades como Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti serão diretamente afetadas, com a realização de 18 serviços, incluindo reparos em tubulações de grande porte.


A suspensão da distribuição de água na cidade do Rio de Janeiro seguirá o cronograma da Cedae, iniciando às 4h de quinta-feira (23/11). Mais de 30 serviços operacionais estão programados para a região, aumentando a preocupação dos moradores já impactados pela crise hídrica e pela intensa onda de calor.


Após a retomada da produção integral de água tratada, a normalização do abastecimento nas áreas de atuação da Águas do Rio será gradual, podendo levar até 72 horas. A concessionária orienta os clientes a manterem reservatórios abastecidos e a adiarem atividades não essenciais até a completa regularização do fornecimento. A empresa reforça sua disponibilidade através do 0800 195 0 195, para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.


A crise hídrica na região, agravada pela intensa onda de calor, reforça a necessidade de uma abordagem mais eficiente e planejada por parte das companhias responsáveis, visando minimizar os impactos na vida dos moradores e comerciantes dessas localidades já tão afetadas pelos problemas no abastecimento de água.


Comments


bottom of page