top of page
Redação

Lula usa estrategicamente o evento da Cúpula do G77 + China para visitar Cuba

Atualizado: 20 de set. de 2023

Presidente busca evitar críticas de apoio ao comunismo, aproveitando agenda internacional para estreitar laços com Miguel Díaz



Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou sua primeira visita a Cuba desde o início de seu terceiro mandato, neste final de semana. O que chama a atenção é a meticulosidade na escolha da data por parte do governo brasileiro e do mandatário.


Apesar da vontade inicial do presidente de visitar Cuba nos primeiros meses do ano, a decisão de marcar a viagem para setembro, coincidindo com a cúpula do G77+China, foi estratégica. Essa escolha permite ao Brasil atender aos desejos do presidente Lula, ao mesmo tempo que evita críticas adicionais e controvérsias sobre suas relações com governos comunistas. A última visita de um presidente brasileiro a Cuba foi em 2014, quando a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) esteve em Havana.


O G77+China é um bloco que reúne nações em desenvolvimento, visando à promoção de interesses econômicos coletivos e à ampliação da capacidade de negociação desses países em questões econômicas globais.



תגובות


bottom of page