top of page
Editor

Nomeação de nova secretária dos direitos humanos pode ter colocado Psol na base de Grael

Nadine Borges está na lista de filiados ao partido de esquerda de 2016

A nomeação da nova secretária de Direitos Humanos, Nadine Borges, anunciada pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, na última sexta-feira (10), pode ter colocado o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) na base da prefeitura em Niterói.

Em atuação no mundo político, além de militante, a advogada tem ligações diretas com parlamentares do Psol. Nadine foi nomeada assessora da deputada estadual do Rio de Janeiro, Dani Monteiro (Psol), em 2021. Em 2022 trabalhou de forma efetiva na campanha do deputado federal Chico Alencar (Psol).

Além da clara ligação com o Psol, Nadine também é próxima de políticos do Partido Socialista Brasileiro (PSB), como o ex-deputado federal Alessandro Molon e o deputado estadual do Rio, Carlos Minc.

A nova secretária de Direitos Humanos é conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e possui doutorado em Direito e Sociologia.

Nadine Borges, atuou na elaboração do relatório da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, além disso, também fez parte da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), demonstrando seu papel como militante de esquerda no Brasil.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Niterói, “Nadine integrou recentemente o corpo técnico do Grupo Técnico de Direitos Humanos da equipe de transição do Governo Lula, contribuindo na redação final em diversos temas.”

A ligação de Nadine Borges com o Psol, pode apontar para uma mudança no jogo político em Niterói, já que até então, o partido fazia parte da oposição ao governo de Axel Grael (PDT).

Nos bastidores, há quem diga que a presença da nova secretária, no Governo e em uma pasta da qual os políticos do Psol costumam levantar bandeiras, pode ainda ser um sinal de diálogo aberto do PDT com o partido para além de aumentar sua base no legislativo, firmar uma frente única para candidaturas nas eleições de 2024.

Comments


bottom of page