top of page
Redação

Operação apreende R$ 30 mil na casa da prefeita do PT em Japeri, suspeita de fraude e organização criminosa

Onze mandados de busca e apreensão miram Fernanda Ontiveros (PT) e outros membros da prefeitura do município da Baixada Fluminense



A prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros (PT), é alvo de mandado de busca e apreensão por suspeita de fraude em licitações e formação de organização criminosa. Nesta quinta-feira, Ministério Público e a Polícia Civil, com 11 mandados, fazem buscas em endereços na cidade da Baixada Fluminense e na Região Metropolitana do Rio na operação Fictus, que significa falso em latim. Segundo a TV Globo, os policiais estiveram na casa da prefeita e apreenderam documentos e R$ 30 mil. Os agentes também encontraram uma arma na casa de um secretário municipal, que foi conduzido para a Cidade da Polícia.


Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui


A operação pretende coletar de provas para a abertura de inquérito policial para apurar crimes licitatórios e de formação de organização criminosa com atuação na localidade. A investigação aponta para fraudes em licitações, com indícios de uso de documentos falsos e conluio entre as pessoas jurídicas.

A ação contou com participação de promotores de Justiça, agentes da CSI/MPRJ, delegados e policiais civis, além de oficiais de Justiça do TJRJ. A operação conta com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ); do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ); e da Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Investigações de Agentes com Foro (Ciaf).


Em nota, a Prefeitura de Japeri destacou que a operação realizada nesta manhã "refere-se à investigação instaurada no ano de 2022 e trata de denúncias acerca de supostas irregularidades em processos licitatórios, que motivaram, na ocasião, por decisão da Prefeita Fernanda Ontiveros, a abertura de sindicância e destituição da comissão de licitação". Além disso, enfatizou que "a pessoa mencionada como secretário do município já havia sido exonerada quando vieram à tona as denúncias das supostas irregularidades" e que a prefeita colaborou com os agentes pois "não tem nada a esconder" e que lamenta que operação tenha se estendido aos seus familiares.

Comentarios


bottom of page