top of page
Heloisa Erthal

Parlamentares cobram ações mais duras da ANEEL contra a ENEL

Carlos Jordy e Douglas Gomes lideram representação em Brasília para resolver crise energética em Niterói

Diante do caos de abastecimento elétrico enfrentado em Niterói e agravado após o temporal do último sábado, dia 18/11, parlamentares do Rio de Janeiro se reuniram ontem (22/11) em Brasília com diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em busca de soluções imediatas para a crise de falta de energia que assola a cidade. A reunião teve como foco principal cobrar ações mais enérgicas contra a ENEL, empresa responsável pelo fornecimento de energia em várias regiões da área metropolitana do Rio, incluindo Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.


Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui


O deputado federal pelo Rio de Janeiro, Carlos Jordy (PL), e o vereador de Niterói, Douglas Gomes (PL), lideraram a iniciativa e apresentaram as demandas urgentes da cidade aos diretores da ANEEL. Entre as questões discutidas, destaca-se a falta de aumento de carga necessária para o funcionamento de aparelhos de ar- condicionado em creches. A prefeitura protocolou pedidos junto a ENEL que não respeitou o prazo para que a aumento de carga necessária para instalação fosse feita. Os diretores da ANEEL se mostraram perplexos quando viram que alguns desses pedidos foram feitos em 2020 e até hoje não havia sido atendido e deram 5 dias para que a ENEL regularize está a situação.



Os parlamentares destacaram o impacto direto na saúde das crianças, como relatou em vídeo o vereador Douglas Gomes o caso da escola Paulo Cesar Pimentel, em Itacoatiara que, impossibilitados de utilizar o sistema de ar condicionado, relataram que crianças estavam passando mal devido ao calor excessivo, resultando em hospitalizações.


Na terça-feira (21/11), aproximadamente 5 mil residências ainda estavam sem energia elétrica, agravando ainda mais o quadro crítico enfrentado pela população de Niterói.

Os parlamentares enfatizaram a urgência das medidas necessárias para solucionar o problema, e expressaram sua insatisfação com a atuação da ENEL. A reunião, no entanto, foi classificada como "Excelente" pelos representantes políticos, que destacaram a disposição dos diretores da ANEEL em resolver as questões o mais breve possível.


O senador pelo Rio de Janeiro, Carlos Portinho (PL), também participou da reunião, reforçando a representação unida do estado na busca por respostas e soluções efetivas.

Comments


bottom of page