top of page
Editor

Um convite bilionário: Axel convida Rodrigo para ajudá-lo no Plano Niterói 450 anos

O Prefeito de Niterói Axel Grael convidou o ex-Prefeito Rodrigo Neves” para ajudá-lo a tocar o Plano Niterói 450 Anos, orçado em R$ 2,4 bilhões a serem gastos até 2024 pela prefeitura. O convite já causou o maior reboliço entre os secretários. Alguns temem perder o cargo para o ex-prefeito, outros apontam que o município poderá vir a ter um duplo comando, já que a grande maioria do secretariado de Grael veio das administrações de Rodrigo.

Nas 65 secretarias, autarquias e órgãos municipais, Grael tem como nomeações próprias somente as de sua chefe de Gabinete, Mariane Thamsten; do chefe do Cerimonial, Haroldo Enéas; da secretaria de Planejamento, Ellen Cristiane Bennedetti; e do secretário do Clima, Luciano Gagliardi Paes. Grande parte de seu secretariado é oriunda dos dois governos de Rodrigo Neves, além das indicações feitas por partidos e vereadores para manter a base de sustentação do Executivo na Câmara Municipal.

Axel e Rodrigo, que já andaram se estranhando depois que o segundo perdeu a eleição para governador, vão acabar mesmo disputando a prefeitura de Niterói. Isto porque, derrotado na eleição estadual, Rodrigo esperava ocupar um cargo no governo federal, após ter participado da equipe de transição de Lula, por indicação do PDT. Carlos Lupi, presidente do partido, assumiu o Ministério da Previdência sem caneta para nomear dirigentes dos importantes órgãos de sua pasta, como o INSS. Mas Rodrigo disse aos quatro ventos que fora convidado para o Instituto, e que recusou a presidência do órgão…

Sem perspectivas de convite nas esferas federal e estadual, aceitando voltar a fazer parte da bilionária estrutura municipal, Rodrigo vai acabar tirando Axel do páreo em 2024. Por sua liderança não apenas sobre o ex-colaborador e atual prefeito, Rodrigo contaria ainda com o apoio da máquina tocada por seus comandados em oito anos de prefeitura (2013/2020).

Uma velha raposa da política niteroiense acha que não vai restar alternativa a Axel senão renunciar à reeleição e apoiar a volta do líder correligionário. E acrescenta: “Axel corre o risco de passar em brancas nuvens pela prefeitura, sem conseguir que o sobrenome Grael seja lembrado também na política, somando-se às láureas conquistadas com a vela por seus irmãos nos sete mares do planeta”.

Fonte: Gilson Monteiro

Comentarios


bottom of page