top of page
Heloisa Erthal

URGENTE: Em sessão polêmica, Vereadores de Niterói aprovam convocação de controladora geral.

Crise na Gestão Pública de Niterói: em votação apertada, convocação aprovada trará esclarecimento sobre os problemas da cidade. Sessão também deixou clara a divisão existente na base governista

Em busca de maior transparência nas contas públicas e no funcionamento da Prefeitura de Niterói, a Câmara Municipal aprovou, em uma sessão que contou com calorosas discussões, a convocação da senhora Cristiane Mara Rodrigues, Controladora Geral do município. A decisão foi tomada após a votação de um requerimento de informação que solicitava a convocação da controladora.


Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui


A discussão teve início quando o vereador Galo (CIDADANIA) fez severas críticas a Cristiane Mara Rodrigues, atribuindo a ela parte da responsabilidade pela crise no serviço "Ponto a Ponto", que oferece transporte a pessoas com incapacidade de mobilidade para tratamentos. O vereador argumentou que a controladora deveria ter sinalizado os problemas do programa há meses, assim como outras questões que afetam diretamente serviços essenciais do município, como a saúde e a educação. Galo, apesar de fazer parte da base governista, destacou a importância da isenção nesse caso e informou que a senhora Cristiane está de saída do cargo, sendo promovida a auditora da Controladoria do Município apesar da má gestão.


O vereador Douglas Gomes (PL) ressaltou que a convocação da Controladora Geral é um sinal positivo da casa parlamentar, especialmente por não ter partido da oposição. Ele mencionou um exemplo específico, a Guarda Municipal de Niterói, que se encontra sem armas de choque devido ao vencimento do contrato e à falta de providências por inatividade da pasta


O vereador do PSOL, Professor Túlio, enfatizou a natureza política da Controladoria Geral do Município e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), sugerindo que esses órgãos escolhem quais processos avançam e quais são travados.


Os vereadores Leonardo Giordano (PC do B) e Anderson Pipico (PT) defenderam que a Controladora Geral deveria ser convidada antes de ser convocada, numa tentativa de blindar a secretária. O vereador Andrigo (PDT), líder do governo na Câmara, afirmou que a Controladora aceitaria o convite para prestar esclarecimentos e indicou o voto contrário da base ao requerimento.


A votação deixou evidente a crise e as divisões na base governista. Dos 21 vereadores, apenas 16 votaram pois Daniel Marques (DEM), Boinha (PDT) e Benny (PSOL) não compareceram a sessão de hoje. Já Fabiano Gonçalves (CIDADANIA) e Rodrigo Farah se ausentaram minutos antes da votação.


Sendo assim, segue resultado da votação:


Abstenção: Presidente da Câmara, Cal (PP


Os votos contrários à convocação vieram de Pipico (PT), Casota (PSDB), Andrigo (PDT), Folha (PSD), Leonardo Giordano (PC do B) e Tânia Rodrigues (PDT).


Os votos favoráveis vieram de Túlio (PSOL), Paulo Eduardo (PSOL), Douglas Gomes (PL), Gallo (CIDADANIA), Beto da Pipa (MDB), Emanoel Rocha (SOLIDARIEDADE), Paulo Velasco (AVANTE) e Leandro Portugal (PV).


Após a votação, em clima tenso, o vereador Galo acusou o vereador Leonardo Giordano de não participar de votações importantes e questionou sua preferência por um convite em vez da convocação da Controladora Geral. Por sua vez, Leonardo Giordano respondeu acusando Galo de ter apoiado o ex-prefeito Jorge Roberto Silveira na tragédia do Morro do Bumba e alegou que tem uma presença mais constante na casa do que seu colega.


O vereador Pipico também fez uso da palavra e rebateu a fala do Gallo, dizendo que essa decisão é perigosa, pois abre precedente para novas convocações dessa natureza enfraquecendo o governo.


Ainda na sessão, o vereador da base Renato Cariello, afirmou que não votará nenhuma mensagem executiva do governo até que a casa receba a mensagem do aumento salarial da guarda municipal, contando com falas de apoio de Paulo Eduardo, Douglas Gomes e Gallo.


A sessão de hoje deixou clara a crise instalada na base governista e a divisão daqueles que são favoráveis a reeleição do prefeito Axel Grael e aqueles que apoiaram a volta de Rodrigo Neves ao executivo.


A convocação da Controladora Geral do Município promete trazer esclarecimentos cruciais sobre a gestão pública em Niterói.

תגובות


bottom of page