top of page
Editor

Vereador entra com ação para barrar atuação de Rodrigo Neves na Prefeitura de Niterói

Douglas Gomes(PL) afirma que ex-prefeito não pode ser secretário do município por responder por crime de corrupção

O vereador de Niterói, Douglas Gomes (PL) apresentou nesta segunda-feira (06) uma ação pedindo a anulação do ato de nomeação do ex-prefeito, Rodrigo Neves (PDT) como Secretário Executivo do Município.

No pedido, o parlamentar alega que a nomeação feita pelo prefeito Axel Grael (PDT), na última quinta-feira (02) viola “ao princípio da moralidade pública, por desvio de finalidade superveniente e evidente violação às normas da Constituição da República.”

Formado em Ciências Sociais, Rodrigo Neves foi prefeito da cidade por dois mandatos, entre 2013 e 2017, também já foi vereador, deputado estadual e secretário estadual de Assistência Social.

O ex-prefeito é denunciado em 5 ações criminais, por vários crimes dentro da administração municipal, como dano ao erário, Improbidade Administrativa, Enriquecimento Ilícito, Violação aos Princípios Administrativos, Organização Criminosa, peculato, Crimes de Responsabilidade e corrupção ativa e passiva.

Durante a posse, que aconteceu em super evento promovido por Axel Grael, o prefeito chegou a admitir que o ex-prefeito investigado é o seu “líder” e que Rodrigo Neves já exercia papel de conselheiro do atual prefeito.

Como secretário executivo, o político vai comandar o Plano Niterói 450 anos, o maior conjunto de obras da história de Niterói, que prevê R$2 bilhões em investimentos na cidade até 2024. De acordo com a Prefeitura, o objetivo do plano é “ampliar e qualificar os serviços prestados à população”, por meio de obras em diversos pontos da cidade.

Um dos processos do qual Rodrigo Neves é alvo, é a investigação por superfaturamento de obras, em parceria com empreiteiras privilegiadas por sua gestão.

Em entrevista ao CA News, o vereador Douglas Gomes afirmou que o ato do prefeito Axel Grael para nomear o aliado político fere o princípio da moralidade, o que já o invalidaria.

“O ato, por si só, evidencia apenas o desejo de dar maior influência ao ex-prefeito, influência essa que já foi utilizada para o cometimento de crimes, investigados pela Justiça”, disse o parlamentar.

“Infelizmente a lentidão no andamento dos processos contra Rodrigo Neves, por motivos que nós desconhecemos, ainda dá a ele o direito de assumir cargos na política, sem precisar enfrentar uma condenação pelos casos de corrupção, mas no que depender do meu mandado, continuaremos trabalhando para impedir que incapazes fiquem no poder”, completou Douglas Gomes.

Comments


bottom of page