top of page
Editor

Vereadores fogem para não votar convocação do secretário de saúde

Apenas 9 dos 21 vereadores ficaram na sessão no momento da votação da convocação do secretário de saúde

A maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Niterói abandonaram a sessão desta quinta-feira (22) após serem pressionados a aprovar a convocação do secretário municipal de saúde, Rodrigo Oliveira, para explicar a não assinatura dos contratos com os profissionais que trabalham nos hospitais e outras unidades de saúde da cidade, além da convocação dos aprovados em concursos.

O requerimento de autoria de 11 vereadores pedia a convocação do secretário do prefeito Axel Grael (PDT) para prestar informações e esclarecimentos sobre a real motivação para a omissão na convocação dos aprovados em concursos públicos realizados recentemente na cidade, especialmente diante do término de contratos temporários de profissionais de diversas áreas.

A principal preocupação é quanto à garantia da “necessária previsão orçamentária para garantir a não interrupção de serviços públicos de saúde” em Niterói.

A pedido do líder do Governo Axel na Câmara, vereador Andrigo Carvalho (PDT), fugiram da sessão os vereadores Marcos Sabino (PDT), Emanuel Rocha (SDD), Dr. Nazar (MDB), Leonardo Giordano (PC do B), Verônica Lima (PT), Jhonatan Anjos (PDT), José Adriano Folha (PSD), Atratino (MDB), Casota (PSDB), Leandro Portugal (PV) e Luiz Carlos Gallo (Cidadania).

“Estamos aqui reunidos, conversando, para resolver um problema criado pelo Governo, aí agora, depois de pautarmos tudo, talvez alguém liga para os vereadores e manda os vereadores saírem da sessão, é por que?”, questionou Douglas Gomes.

“Quem saiu da sessão não tem compromisso com a saúde? Quem saiu da sessão não está preocupado que a partir do dia primeiro de janeiro nós teremos menos 241 profissionais na rede de saúde do municipio?”, completou o vereador.

Permaneceram na sessão apenas os vereadores Douglas Gomes (PL), Daniel Marques (PV), Fabiano Gonçalves (Cidadania),Paulo Velasco (Avante), Renato Cariello (PDT), Paulo Eduardo Gomes (Psol), Professor Túlio (Psol), Benny (Psol) e Milton Cal (PDT).

Após a ação dos vereadores que apoiam a falta de novos contratos para a saúde, o vereador Daniel Marques afirmou que entrará com uma ação para suspender pagamentos de contratos de shows e afins da Prefeitura de Niterói, até que a questão dos profissionais da saúde seja resolvida.

Haviam assinado o requerimento de convocação os vereadores Paulo Eduardo Gomes, Daniel Marques, Renato Cariello, Douglas Gomes, Benny Briolly, Professor Túlio Motta, Leandro Portugal, Paulo Velasco, Emanuel Rocha, Fabiano Gonçalves e Casota. Desses, abandonaram a sessão Leandro Portugal, Emanuel Rocha e Casota.

Após o ocorrido, alguns dos vereadores favoráveis ao requerimento se reuniram e decidiram que caso o secretário de saúde não compareça na Câmara até a próxima terça-feira (27), eles irão iniciar a movimentação para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as questões relacionadas às irregularidades na saúde de Niterói.

Para ser protocolada e iniciar sua tramitação, o pedido de CPI precisa de pelo menos 7 assinaturas.

Comments


bottom of page