top of page
Heloisa Erthal

Washington Quaquá (PT) é condenado por danos morais e terá que indenizar jornalista em 15 mil reias

Berenice Seara, jornalista do Jornal Extra, conquista vitória Legal contra Quaquá, ex- prefeito de Maricá e atual deputado federal em caso de difamação



No dia 20 de outubro de 2023, a jornalista e colunista do Jornal Extra, Berenice da Cunha Seara, obteve uma vitória significativa na justiça em uma ação por danos morais movida contra o ex-prefeito de Maricá e atual deputado federal Washington Luiz Cardoso Siqueira (PT), mais conhecido como Quaquá. A ação, que teve início em 2022, foi motivada por publicações feitas por Berenice em sua coluna no Jornal Extra, que desencadearam uma série de alegações difamatórias por parte de Quaquá.


Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui


Berenice publicou uma coluna crítica a Washington Quaquá, destacando seu envolvimento em questões políticas e as tensões entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Rio de Janeiro. Suas opiniões e análises, no entanto, não foram bem recebidas pelo político, que alegou que a jornalista estava sendo subornada para publicar tais informações.


Foram as seguintes notas que resultaram a ação judicial:


"Lula joga água no incêndio de Quaquá
Não é de hoje que o espalha-brasas Washington Quaquá tenta bagunçar o coreto da aliança entre o seu PT e o PSB do deputado federal Marcelo Freixo. A última do moço foi propor que o ex-presidente Lula não tenha apenas um palanque no Rio — mas vários. Que o PT tenha o seu candidato ao Senado no ano que vem, o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano. Mas apoie os mais diferentes aspiras a governador — tanto Freixo quanto Cláudio Castro (PL), passando por Rodrigo Neves (PDT). A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, já desautorizou publicamente o moço. Em declarações recentes, destacou que não existem relações políticas com Castro e que Quaquá “não fala pelo PT”. Mas, em duas reuniões, na semana passada, em Brasília — com o PSB e com o PCdoB — foi a vez de o ex-presidente Lula não se conter e descascar o cacique fluminense diante dos aliados. Na semana que vem, será a vez de o PT nacional se reunir. E as orelhas do ex-presidente estadual do partido vão arder."

"O PT do Rio e a hora da verdade
O presidente estadual do PT, João Maurício, o Joãozinho; o presidente da Assembleia, André Ceciliano; a deputada federal Benedita da Silva; o vereador Lindbergh Farias; e o ex-manda chuva e eterno espalha-brasas Washington Quaquá têm um encontro, hoje, em São Paulo, com o ex-presidente Lula. A cúpula do PT vai ouvir o que Lula acha das declarações polêmicas de Quaquá sobre os rumos do partido no Rio, incluindo a possibilidade de apoiar vários candidatos a governador — entre eles, Cláudio Castro (PL). Depois da presidente nacional, Gleisi Hoffmann, ontem foi a vez de Joãozinho desautorizar Quaquá a falar em nome do partido. “Somos oposição ao governo Cláudio Castro”, cravou, em nota oficial postada nas redes. Não foi o único. O presidente municipal, Tiago Santana, fez eco: “Castro não deve ser abraçado. Precisa ser combatido”.

Quaquá, por sua vez, usou suas redes sociais para insinuar que Berenice estaria recebendo pagamento para difamá-lo e, de forma desrespeitosa, sugeriu que ela gastava dinheiro em procedimentos estéticos, insinuando que sua integridade profissional e feminina estavam em jogo. As alegações de Quaquá levaram a jornalista a entrar com uma ação judicial por danos morais.


“Quem disse Berenice? Que meu eleitor liga para essas notinhas? Mas tá ficando feio receber dinheiro que uns Lindinhos conseguem Somar para me atacar todo dia... Jabá tem limite, não é todo dia...rsrs Eu sei que Botox custa caro...”
“Tem candidato do PT a deputado pagando notinha contra mim no Extra, com medo da votação que posso ter (...)”. Disparou o deputado do PT em suas redes

No desenrolar do processo, a defesa de Berenice alegou que as acusações de Quaquá prejudicaram sua reputação como jornalista, atingindo não apenas sua integridade profissional, mas também a sua dignidade como mulher. Os advogados destacaram a gravidade das acusações e argumentaram que tais alegações tinham a intenção de ofender e difamar a jornalista.


A sentença favorável a Berenice foi proferida pelo juiz Mauro Nicolau Júnior da 48ª Vara Cível da capital, Rio de Janeiro, em 20 de outubro de 2023. O juiz decidiu que as alegações de Quaquá eram prejudiciais e não podiam ser justificadas como liberdade de expressão, considerando-as uma ofensa premeditada. Como resultado, Quaquá foi condenado a pagar uma indenização de 15 mil reais a Berenice por danos morais.

Comments


bottom of page