top of page
Redação

Último dia de verão no Rio tem nevoeiro, calor e previsão de chuva; confira

Outono começa com calorão antes de chegada de frente fria, no fim da semana



A terça-feira começou com ares diferentes no Rio, que se despede do verão com a chegada do outono a 0h06 de quarta-feira. O calorão segue — e não deve ir embora até sexta-feira, pelo menos —, mas o céu azul está escondido em parte da cidade dada a presença de um nevoeiro. O sol começa a ganhar força em alguns pontos, no entanto, pode ficar escondido a partir da tarde, com aumento de nuvens e previsão de pancadas de chuva que podem se estender até a noite.


Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui


Hoje nos termômetros a variação pode ficar entre a mínima de 23 graus e a máxima de 34 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dia pode terminar como se espera no verão, com uma chuva isolada no fim do dia.


O que vai mudar o tempo nos primeiros dias da nova estação será a aproximação de uma frente fria. Como de costume, antes de a temperatura apresentar queda, sobe um pouco mais, com o pico na quinta-feira, com máxima podendo chegar a 37 graus. O alívio vem só na sexta-feira, quando os termômetros devem ficar abaixo de 27 graus.


A chegada do outono no Rio de Janeiro será marcada pela influência de uma frente fria no estado do Rio já no segundo dia da estação. Na quinta-feira, prevê-se um tempo quente e abafado, com temperaturas máximas atingindo entre 37 graus e 38 graus. Devido a esse ambiente pré-frontal (antes da chegada da frente fria), são esperadas chuvas fortes entre a tarde e a noite, acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento intensas, trazendo impactos — explica o meteorologista do Inmet Thiago Sousa.


Com o avanço da frente fria previsto sobre o estado do Rio, a tendência é de queda nas temperaturas e aumento no volume de chuvas, inclusive para além da capital. Essa tendência deve se prolongar durante o fim de semana, com previsão de chuva a qualquer momento e máxima abaixo de 27 graus.


Na madrugada de sexta-feira, a frente fria avança sobre o Estado, resultando em uma queda acentuada das temperaturas máximas para cerca de 27 graus a 28 graus, durante a tarde, em relação ao dia anterior. Chuvas volumosas em diversas regiões do estado são esperadas, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm em alguns pontos, aumentando o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e enxurradas — salienta Sousa.


Bình luận


bottom of page